segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Contratos e termos de uso: preciso mesmo de um advogado?

É verdade que os termos e condições precisam ser escritos de forma clara e direta. Por isso, a essência do produto não é a complicação e o excesso de linguagem jurídica

Estabelecer os termos e condições de uso dos produtos e serviços de sua startup é um passo importante para proteger você e sua empresa, defendendo em caso de ações judiciais ou outras medidas legais. Sabemos que só de pensar em começar esta tarefa, os receios e chateações burocráticas vêm à mente. Porém, o importante é não se intimidar e vencer logo este passo tão necessário para o seu negócio.

Antes de começar, existem alguns princípios básicos que você precisa saber sobre como escrever termos e condições. Há tópicos que não podem faltar no seu texto. Este, por sua vez, segue um padrão que, depois de pronto, você mesmo poderá julgar se necessita ou não da revisão de um advogado.

É verdade que os termos e condições precisam ser escritos de forma clara e direta. Por isso, a essência do produto não é a complicação e o excesso de linguagem jurídica. Ao contrário do que muita empresa faz por aí, cria texto complexos que ninguém consegue ler. Não recomendo este caminho, sou a favor da transparência e um texto legível. Quanto mais fácil e compreensível for o seu texto, mais clientes se interessarão por ele e o entenderão com mais facilidade.

Se o contrato é muito longo e complicado, os consumidores são desestimulados a lê-lo, e correm o risco de sofrerem com insatisfação por falta de informação. Por causa destes fatores, é compreensível se a sua companhia optar por resolver esta etapa sozinha, sem a presença e o aval de um advogado e apenas posteriormente trazer um advogado para validar e identificar possíveis problemas.

O que deve ser contemplado?
As condições de navegação do seu site e os contratos de regulamentação das suas vendas e demais serviços nada mais são do que um acordo entre você e seu cliente. Isso representa o seu esclarecimento sobre o que oferece e o que as leis falam sobre esse tipo de serviço. Assim, cada um que entrar no seu site e comprar o seu produto sentirá que há um respaldo de segurança e confiabilidade entre as duas partes.

Os termos e condições devem ser compreensíveis, porém também é necessário utilizar um tom mais profissional. Por isso, se você souber bem o que deve incluir no texto, talvez seja mais fácil de requisitar um serviço de revisão profissional de um advogado, que possa conferir somente os termos de direito constitucional. Confira como preparar seus contratos com abordagens que não ele não pode deixar de conter:

Cobrança
A sua política de pagamentos, por exemplo, é uma das primeiras categorias a definir nos contratos e termos de uso. Cobrar um cliente atrasado é sempre uma tarefa desagradável para vendedor ou prestador de serviços. Por isso, com os seus direitos e deveres estabelecidos no contrato, você se isenta de ter que alongar-se no acerto de contas. Na seção de pagamentos, defina a maneira como suas dívidas serão cobradas – à partir do recebimento do produto ou antes do envio. Se o pagamento não for recebido ou for recusado, o comprador perde a posse de todos os itens. No caso de serviço, como, quando e com qual frequência será cobrado.

Transporte
Política de cancelamento
No caso de compra de produtos, os itens à venda podem ter a opção de cancelamento. Uma opção é aceitar o cancelamento até que o pagamento seja processado, mas depois que o dinheiro cair, o que fazer? A maioria das lojas responsabiliza o comprador pela compra e custos. Nada te impede de fazer algo diferente.

SAC
Não se esqueça de incluir uma forma de atendimento para o seu cliente a fim de esclarecer dúvidas e atender às reclamações. Você pode explicitar que não há garantias de resolução, mas que cada caso será analisado individualmente e atendido conforme a demanda solicitação. Especifique também a forma como entrará em contato posterior com o consumidor e o tempo de resposta.

Isenção de responsabilidades
Inclua um item para deixar claro que a sua empresa não assumirá quaisquer danos registrados depois que o comprador já estiver em posse do produto. O vendedor não deve ser responsável por eventuais problemas de saúde ou de segurança, uma vez que o comprador já haverá recebido recebido a mercadoria, conforme a solicitação. No caso de serviço e SaaS (Software as a Service), até onde vai sua responsabilidade? Lembre a audiência de que os termos e condições são sempre passíveis de alterações, e crie o box com a opção “Li e concordo com o contrato e termos de uso”.

Apesar de ser filho de advogado, vale lembrar que eu não sou um, por isso não tenho conhecimento jurídico necessário para dar detalhes técnicos sobre este tema. Relato aqui, minha experiência pessoal, somado a inúmeras conversas e reuniões que tive com advogados sobre este tema. Recomendo que você tenha bons advogados assessorando sua startup, eles cobram caro, mas viabilizam colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilamente. Só não deixe de construir a sua startup por falta de dinheiro para pagar um advogado, se este for o seu caso, faça você mesmo e arrisque!

Marcelo Toledo
Curta o Administradores.com no Facebook

Dinheiro, mulheres, depressão, filho órfão e afins

Hipócrita é quem diz que dinheiro não é bom. Mas iludido é quem bate no peito e fala: "dinheiro traz felicidade"


Dinheiro é bom sim. Quem é que gosta de andar num trem lotado, todo amassado? Desejar consumir o básico e não ter acesso? Olhar para os seus filhos e não poder dar a eles condições de competirem de igual para igual com crianças de sua idade? Hipócrita é quem diz que dinheiro não é bom.

Mas iludido é quem bate no peito e fala: "dinheiro traz felicidade". Segundo números da Organização Mundial da Saúde, os campeões da depressão são os países ricos:

21% da população da França, 19.2% da população dos EUA e 17.9% da população da Holanda tiveram pelo menos um episódio de depressão na vida. Todos os países citados possuem alta renda per capta e são considerados países desenvolvidos.

Eu conheço os dois lados da moeda e posso confirmar, por ter me relacionado e ainda me relacionar com muitas pessoas simples em minha vida, sorridentes, alegres e principalmente felizes, apesar de todas as dificuldades. Por outro lado, já vi muita gente rica vivendo à base de anti-depressivos, com a conta bancária gordinha, mas com o coração vazio e solitário, vivendo numa jaula imaginária para se proteger de todos que se aproximam.

Nem a riqueza e nem a pobreza podem ser rotuladas como geradores de felicidade ou infelicidade. Feliz é aquele que está rodeado de pessoas que ama, de amigos sinceros e de um propósito que lhe dará sentido em todas as manhãs quando acordar. Feliz é quem tem propósito.

A propósito, o dinheiro compra uma cama, mas não compra o sono. Compra o melhor plano de saúde, mas não compra a cura de uma doença em que a medicina disse 'não'. Compra momentos alegres, mas não a felicidade. Também compra água mineral francesa e garrafas de vinhos de cinquenta mil dólares, mas não é capaz de matar a sede de justiça, de amor e de significado.

No último dia de sua vida, se você pudesse escolher quem passaria este dia com você ao seu lado, certamente não seria com o seu gerente do banco que faz a gestão de sua fortuna, nem na companhia de todos os seus diplomas, títulos, conquistas ou até mesmo com os puxa-sacos de plantão. Neste dia, se fosse possível escolher e prever, você certamente preferiria estar ao lado das pessoas mais importantes de sua vida.

Como conciliar este aparente paradoxo? Eu sempre pensei que todo projeto que realizei nos últimos 20 anos, as horas que trabalhei e as incontáveis viagens de negócios que fiz. Tudo isso foi com a finalidade de proporcionar aos que amo o melhor, ainda que eu sempre soubesse que a minha presença é fundamental para todos. Assim, estive muito presente até durante minha ausência física, ao contrário dos que chegam cedo em casa, mas passam o tempo na frente da TV.

Envolva a sua família em seus projetos. Ainda que eles não trabalhem com você, porque quando você viajar ou trabalhar num fim de semana, eles também estarão ao seu lado onde quer que eles fiquem à sua espera. Viajarão sem sair de casa, porque eles se sentem parte de seus projetos e não meros apoiadores de seus sonhos. Serão donos deles juntamente com você.

Não trabalhe por dinheiro. Pessoas valem mais do que coisas. No meio de tudo isso, o dinheiro será conquistado na medida de sua competência em produzir e empreender. Quando o dinheiro chegar, desfrute dele, faça-o trabalhar pra você em vez de se tornar o seu escravo.

E para não escrever um texto bonitinho e politicamente correto, desfrute com a sua família as suas conquistas e principalmente com a pessoa que sempre esteve ao seu lado lhe apoiando, em vez de trocá-la aos 40 anos de idade por duas mulheres de 20 - o que, infelizmente, tem se tornado cada vez mais comum... (Pode chorar à vontade nos comentários se não gostou)

Certamente, no dia de nossos velórios, os que realmente venceram na vida, sejam eles pobres ou ricos, serão aqueles que deixarão saudades e não os que vão deixar filhos mal resolvidos que passaram toda a vida sendo filhos órfãos de pais vivos porque, em casos assim, com dinheiro ou sem dinheiro, mais um miserável será enterrado e esquecido.

Flávio Augusto da Silva
Curta o Administradores.com no Facebook

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

COMO UTILIZAR O PINTEREST DE MANEIRA ESTRATÉGICA NO SEU RESTAURANTE?

Olá pessoal, o nosso bate papo de hoje será sobre o uso do Pinterest para você que possui um restaurante ou um negócio na área da gastronomia. Bom, você deve saber que existem diversas formas de atrair o seu público para o seu negócio e converter esse mesmo público em relacionamentos com a sua marca.

Um dos grandes diferenciais nesse caso é o atendimento personalizado. Ter uma equipe treinada e qualificada é primordial para fidelizar o mesmo e transformá-lo em um grande fã do seu negócio.

Muitas vezes esse relacionamento pode e deve ser construído utilizando as mídias sociais. Provavelmente você já deve ter ouvido falar no Pinterest, certo? Segundo o wikipedia, o Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. 

Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Através de um bom planejamento é possível criar diversas ações para o seu negócio utilizando o Pinterest. Comece identificando o seu público-alvo. 

Veja se o mesmo está presente na rede e identifique o seu comportamento e hábitos. Saiba quais são seus interesses e quais fotos o mesmo costuma publicar. 

Essa é a primeira e mais importante dica. Separei outras 4 dicas básicas e importantes para o seu negócio:

1 – Crie boards colaborativas e convide os amigos e parceiros para publicarem fotos: Board colaborativa é um belo exemplo de como você pode envolver o seu público-alvo de maneira criativa em suas ações e não ser mais do mesmo.
Provoque interações, crie disputas para saber quem envia mais fotos e quais delas são as mais curtidas e repinadas. Lembre-se de inserir a descrição da board para que as pessoas identifiquem o objetivo da mesma e saibam do que se trata. Transparência sempre.

2 – Crie boards que explorem histórias sobre o dia a dia do seu restaurante: Para lançar um restaurante em determinado local/região, você deve ter realizado uma série de pesquisas ao longo de meses ou até anos, certo? 
Pois é, conte histórias por meio de fotos ou vídeos sobre como foi a escolha do local. Além disso, explore nas imagens o processo de criação de um determinado prato e convide o seu cliente para sugerir combinações
Por exemplo, uma bebida ou uma entrada. Explore sua imaginação junto com a sua equipe de marketing e social media.

3 – Crie títulos e descrições criativas nas fotos: Isso ajuda na encontrabilidade na hora que alguém fizer uma busca dentro do Pinterest.
Como exemplo, fiz uma busca pela expressão frutos do mar, veja a quantidade de fotos que o resultado apresentou. 
Separe as keywords do seu negócio e identifique as mais relevantes.
Lembre-se criar uma rotina em todas as postagens para que as fotos apresentem as palavras, seja no texto ou no título.



4 – Faça Repins nas fotos de pessoas potenciais e que podem seguir o seu restaurante.
Não saia fazendo Repins em todas as fotos do Pinterest. Importante seguir o planejamento que foi desenvolvido para atingir os indicadores necessários ao final da ação ou campanha.
PS: Repinar é igual a compartilhar.
Lembre-se que essas são apenas algumas dicas. 
Sua equipe deve estar integrada de tudo o que acontece para que ocorra sincronismo nas informações. Estamos falando de garçons, gerentes, equipe da cozinha e da pessoa que sempre deixa o seu restaurante limpo. Ok?

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

CULTURARTEEN 123 - agosto 2013

CULTURARTEEN 123 - agosto de 2013

Confira nesta edição do seu CULTURARTEEN

- NOSSAS VERDADEIRAS MISSES
- Thayná Moraes é a Miss Maricá Latina 2013/2014
- Fernanda Ferreira é a primeira Miss Maricá WEB
- Ellen Araújo é a Miss Global Teen 2013.
- Inscrições abetas para o Miss Maricá Plus Size
- Inscrições abertas para o GAROTA DA CAPA 2013
- O que é o ROMPIMENTO DIGITAL?
- Medida Certa: mulheres estão cada vez mais querendo colocar próteses no bum bum
- Homenagens aos Papais
- Tudo sobre o Miss Maricá latina 2013/2014
- No Caderno E, o valor da FAMÍLIA
- IQS inaugura esola técnica em Inoã
- VI Maricanto Encontra dias 23, 24 e 25 de agosto.
- NADA É POR ACASO. Precisamos de mais Franciscos.

E veja também as colunas de Rosy Olveira, Paula Chagas, Daiane Machado, Fabi Lemos e Milla De Toffoli

Tudo isso e muito mais na edição de agosto do seu CULTURARTEEN, já circulando: